O caminho do bem - Olhos no futuro



Em feira, alunos da ETFG - Escola Técnica de Formação Gerencial, de Paraíso apresentam empresas simuladas

Uma Escola totalmente voltada para o empreendedorismo e que é provida pela Assisp – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de S.S.Paraíso e que vem formando novas gerações de empreendedores para a cidade e todo o país.

Assim é a ETFG - Escola Técnica de Formação Gerencial, de Paraíso. Oferecendo Curso Técnico de Administração de Empresas conjuntamente com os três últimos anos do ensino médio, a ETFG tem sido um preparatório para que seus alunos sejam colocados em excelentes posições nos melhores vestibulares do país, capacitando-os, além de tudo, para o sucesso profissional.

Entre seus projetos, a ETFG trabalha conceitos de Cidadania e Empreendedorismo com Criatividade, promovendo maior atuação junto à comunidade e trabalhando com assuntos que são importantes para cada cidadão. Capacita seus alunos para prestar assessoria às empresas e instituições filantrópicas na área da gestão administrativa. Além disso, também forma vínculos entre alunos e empresários, numa relação de tutoria, construindo encontros programados entre alunos e empresários, com entrevistas, palestras e troca de informações.

Um diferencial que chama a atenção na ETFG é a utilização do modelo de ‘empresa simulada’ em seu currículo. Um laboratório educacional no qual o aluno vivencia todos os procedimentos e rotinas de uma empresa real.

Com o objetivo de preparar jovens para os desafios da administração de micro e pequenas empresas, a ETFG treina seus alunos num ambiente altamente prático na área de gerenciamento e administração, no qual os estudantes trabalham em um mercado virtual, onde os procedimentos são realizados de acordo com as rotinas de uma empresa real.



Veja alguns projetos e conheça o que se passa na mente de alguns futuros empreendedores que estão sendo formados aqui na cidade:


Tamiris Ferreira

Eles têm em comum a idade e o gosto pelo rock. Aos 16 anos, são colegas de turma no segundo ano do curso de formação gerencial e em seu projeto, realizado em conjunto com outros dois colegas da mesma classe, Lucas Candiani e Tamiris Ferreira resolveram montar uma loja de instrumentos musicais.

Lucas Candiani

Quando perguntados acerca da razão de abrir uma loja desse tipo em Paraíso, eles enfatizam a existência de apenas uma loja do ramo na cidade. A Expresso Rock Stage, além de comercializar instrumentos e equipamentos musicais, dispõe diversos artigos relacionados a bandas de rock e afins.



Vinícius de Carvalho

Cursando também o segundo ano da ETFG, os alunos Vinícius de Carvalho e Laura Campos, ‘fundaram’ com outros colegas uma cafeteria, “voltada para o público jovem e que gosta de ouvir rock”, revelam os dois.

Laura Campos

Na visão deles a “Cafeteria Rocks Café” chega pra ser um lugar que relembra as raízes da cidade, misturando-a com a cultura do rock, proporcionando um espaço agradável e voltado para o público jovem. “Apesar de sermos uma cidade onde o café é algo tão forte, não há nenhuma cafeteria aqui” disse Vinícios. “Além disso, nossa Cafeteria contará com um local específico para a realização de shows acústicos”, acrescentou Laura, falando também da influência da antológica casa Hard Rock Café na escolha do negócio de sua equipe.


Access



Outro projeto interessantíssimo criado por alunos do terceiro ano é a Access, uma empresa criada com o propósito de melhorar a acessibilidade em diversos locais de convivência e utilização humana.

Segundo explicou Luiz Guiraldelli Ferreira, um dos ‘sócios da empresa’, a Access é uma empresa de consultoria que desenvolve projetos que visam a adaptação de ambientes para que pessoas com limitações, temporárias ou permanentes, tenham direito à livre circulação, característica fundamental à igualdade social.

Utilizando padrões da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, a dupla de colegas pretende extinguir a crença limitadora de que produtos de acessibilidade devem ser direcionados somente a deficientes físicos e entende que o ambiente deve ser moldável aos diversos tipos de limitações, sejam elas locomotoras, visuais, fono-auditivas etc.



A opinião de quem está envolvido com a educação dessa geração.



Rafael Paschoini


Para Rafael Paschoini, professor de Física na ETFG, o diferencial do curso está justamente nessa experiência que extrapola o currículo convencional. “Além das matérias normais do Ensino Médio, o aluno aqui na ETFG, aprende na prática toda vivência gerencial de uma empresa”, ele revela.


Ailton Sillos

O presidente da Assisp – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de S.S.Paraíso, Ailton Silos é um orgulhoso entusiasta da ETFG.

“Quem estuda na Escola Técnica está melhor preparado para a realidade empresarial do que um aluno de uma faculdade”, garante Silos, ressaltando que “o diferencial da Escola está justamente na união do aprendizado dos conceitos teóricos com a prática”.

Além disso, o engenheiro ainda frisa que os alunos formados na ETFG se destacam entre os melhores ao ingressar nas Universidades.

Assim, com empresas de ramos variados, os alunos da ETFG fundam e administraram empreendimentos ligados às suas predileções pessoais, mas com os olhos voltados para a transformação da realidade do mundo ao seu redor, buscando um mundo mais justo e sustentável.

ETFG é uma escola no Caminho do Bem!


Rafael Cardoso

Comentários