Grávidas que usam paracetamol podem estar prejudicando o cérebro dos bebês


Estudo científico publicado nesta terça-feira, dia 25, questiona a segurança do paracetamol (acetaminofeno), presente em muitos analgésicos comuns, para mulheres grávidas. Seu uso na gestação poderia afetar o cérebro do bebê em formação.

É a primeira vez que a substância, comercializada em medicamentos desde a década de 1950 e indicada frequentemente para gestantes, aparece relacionada a um risco aumentado de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) em crianças cujas mães fizeram uso do remédio durante a gestação.

O alerta sobre o paracetamol está em um relatório da revista de pediatria do Jornal da Associação Médica Americana (Jama), assinado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Fielding, um da Universidade da Califórnia (UCLA), e por cientistas da Universidade de Aharus, na Dinamarca.

O estudo levou em conta 64.322 mães e filhos que haviam participado de um levantamento entre 1996 e 2002. Mais da metade dessas mulheres tomou paracetamol ao menos uma vez na gravidez.

Fonte: Estadão

Comentários