Grande desafio para a maioria e chave de sucesso de alguns, a eficiência nos estudos pode garantir um enorme diferencial para quem almeja alcançar lugar de destaque na vida pessoal e profissional.
Seja na etapa escolar, na vida acadêmica, ou na preparação para um concurso, existem alguns pontos fundamentais para que o estudante alcance o devido aperfeiçoamento de sua técnica na busca por um aprendizado eficaz.
Em virtude das diversas programações que fazem parte da concorrida vida moderna, entre elas, trabalho, família, academia, lazer, além da Rede Social (que pode se tornar grande vilã de nossa atenção), um bom plano de estudos é indispensável. É ele que irá otimizar seu tempo e trazer produtividade para que possa alcançar suas metas.
Um plano de estudos passa invariavelmente por três quesitos: 1) A definição de metas, que pode ir desde passar por uma avaliação ou concurso, ou ainda iniciar uma pesquisa científica ou um TCC. 2) O planejamento da rotina. Predeterminar as atividades de cada dia ajudam a definir as prioridades do estudante, a fim de que o tempo seja bem aproveitado. Isto pode ser feito através de uma planilha de estudos, que deverá conter as matérias e os prazos. 3) Faça da tecnologia e da internet suas aliadas. Atualmente existem ferramentas importantes que podem auxiliar o estudante na melhora de seu desempenho. Entre elas, estão alguns aplicativos que podem ser utilizados no PC, Notebook, ou ainda em um smartphone; ferramentas que possuem recursos de aprendizagem que vão desde mapas mentais, flashcards até a simulação de provas (conheça alguns aplicativos no final da matéria).
Dentro disto, uma dica importante é intercalar as matérias estudadas. Isto ajuda a manter a mente descansada para que o conteúdo seja melhor absorvido.
Outro fator de sumária importância para quem quer ir além nos estudos se chama organização. Este é sem sombra de dúvidas um quesito delicado para muita gente, no entanto, manter as coisas organizadas proporciona um espaço mental maior para o aprendizado. A máxima “ambiente ordenado, mente ordenada” vale muito para a vida de quem busca a excelência nos estudos.
Um elemento que pode auxiliar muito na absorção do aprendizado é a música. Para muitas pessoas, ela é um fator de distração, porém, estudos realizados por psicólogos em Londres garantem que determinados tipos de música são capazes de produzir um ambiente que estimula o relaxamento, deixando a mente mais calma e alerta, estimulando a imaginação e ampliando a concentração. Alguns tipos de música, variando de acordo com seu andamento e harmonia, são extremamente produtivas para a fixação de determinados temas.
Todas essas coisas, no entanto, irão por água abaixo se não houver auto disciplina. Ao contrário do que se tem por hábito imaginar, a auto disciplina não deve ser vista como um ato de negação, mas sim como um esforço positivo.
Treinar de forma seletiva a mente e o corpo, através da criação de novos hábitos de pensamento, ações e discursos, proporcionará melhoraras incríveis à pessoa, conduzindo-a invariavelmente ao pleno alcance de suas metas.
Mãos à obra!
Rafael Cardoso
Conheça aqui alguns desses aplicativos:
Comentários
Postar um comentário