PROJETO: Escola ensina alunos a investir


Ensinar crianças a utilizar corretamente o dinheiro em bens úteis e duráveis. É com esse intuito que a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jardim de Praça Passarinho Dourado (avenida Guido Mondim, Praça São Geraldo) começará, a partir de terça-feira, 8, o projeto “O uso adequado dos recursos financeiros: aprendendo a poupar”. Todos os alunos deverão depositar, às terças-feiras, até no máximo R$ 1,00 num cofrinho, identificado com o nome da criança e com o que desejará comprar ao final da ação, no dia 25 de novembro.

A escola, que conta com 60 alunos de 3 a 5 anos e 11 meses, divididos em três turmas (Maternal, Jardim A e Jardim B), recebeu o apoio do Banco Cooperativo Sicredi, que doará um cofrinho para cada aluno. Os pais consideram a ação uma boa oportunidade para ensinar os filhos a utilizar o dinheiro recebido. “Vivemos numa sociedade de descarte, consumista. A meta é dar à criança um olhar mais cuidadoso, que faça ela valorizar os bens adquiridos”, destaca a diretora Zenaide Martins da Silva.

Na primeira semana de dezembro, os cofrinhos serão devolvidos às crianças. Com a família, elas contarão o dinheiro economizado e decidirão a compra do que foi planejado. “A ideia é reforçar a necessidade de poupar e de pesquisar preços, além de solicitar descontos e avaliar a qualidade e a oportunidade da aquisição”, ressalta. No dia 9 de dezembro, as professoras reunirão os alunos numa rodinha. Cada um contará o que adquiriu, que ações realizou para a compra e o que aprendeu com o projeto.

Comentários