“Não, Brittany Maynard não cometeu suicídio

Foi traçado um excelente paralelo aqui que pode ditar novos rumos a esta complexa discussão. Excelente reflexão!

Brittany Maynard

“Não, Brittany Maynard não cometeu suicídio

Os últimos dias foram preenchidos com a notícia de que a doente terminal, de 29 anos de idade, Brittany Maynard, deu fim a sua vida através de uma medicação prescrita por seu médico. Ela fez isso sob assistida por seu médico e dentro das disposições legais suicidas no estado de Oregon. Se acaso Maynard não tomasse a medicação, não teria vivido muito mais tempo e os momentos finais de sua vida provavelmente teriam sido dolorosamente debilitantes, como as proporções que o câncer de cérebro assumiria.

Nas semanas que antecederam sua morte, Maynard conseguiu não só completar a sua "bucket list" – a lista de coisas que a pessoa quer fazer antes de morrer - mas também provocou um debate de proporção nacional acerca do tema "morte com dignidade", ou como é comumente chamado de “suicídio médico assistido”.

Na verdade, eu achava que o assunto já tinha sido resolvido em minha mente antes da história de Brittany se tornar um tema por dia. Até Brittany eu era absolutamente contrário a ideia de que o suicídio assistido médico deveria se tornar legal. No entanto, e aqui está mais uma das realizações de Brittany nestas poucas semanas, eu não sinto mais do mesmo jeito que me sentia há algumas semanas.

Parte de minha mudança de opinião foi ocasionada pela discussão sobre o raciocínio que Brittany teve de si própria, e também por causa dos julgamentos e condenações que vi sobre a atitude de Brittany na internet - julgamentos que fizeram repensar minha associação com meu lado nessa questão. 

No entanto, minha verdadeira mudança de pensamento veio sentado a minha cadeira de balanço, ao lado do meu fogão a lenha no final da noite, assistindo a um programa sobre a fotografias icônicas dos ataques terroristas de 11/09.

Uma das imagens mais reconhecidas dos ataques terroristas é uma imagem que tem sido chamado de "O Homem que cai", de Richard Drew, e eu tenho certeza que você as reconhece. A imagem é de um homem não identificado que estava preso em um dos níveis superiores do World Trade Center, e, finalmente, tomou a decisão de atirar-se para a morte, em vez de ser queimado vivo ou sufocado pela fumaça.

Eu não consigo me imaginar fazendo essa escolha! Eu tentei, mas não consigo.

Não há números exatos, mas alguns estimam que mais de 200 pessoas tomaram a difícil escolha de de pular, ao invés de morrer pelo fogo ou pela fumaça.

Por um lado, pode-se dizer que essas pessoas tiraram suas próprias vidas, que cometeram suicídio, mas isso não seria realmente justo, não é? Funcionários do NYC não pensam assim também, e tiveram suas mortes classificadas como homicídio por trauma contundente, ao invés de suicídio. Uma porta-voz do escritório NYC de médicos legistas afirmou:

"Saltar indicaria uma escolha, mas essas pessoas não tiveram escolha", disse ela. "É por isso que as mortes eram governadas por homicídio, porque as ações de outras pessoas as levaram a morrer …"

“O homem que cai” (jumper de 11/09) e outros como ele, não têm a escolha real de viver ou morrer, só tinham a escolha sobre a forma como morreriam: fumaça e fogo, ou pela queda. Para que seus filhos não tenham que caminhar pela vida dizendo: "meu pai cometeu suicídio" é mais do que justo afirmar que eles não escolheram morrer (a própria definição de suicídio), mas simplesmente escolheram como morrer.

Esta é precisamente a razão de eu estar perdendo a paciência com os meus colegas cristãos, que estão condenando Brittany Maynard pela decisão de tomar os comprimidos prescritos por seu médico. Brittany não acordou uma manhã e disse: "Eu odeio minha vida e vou me matar", da mesma forma como aqueles que saltaram em 11/09 não deram um passo até a borda do prédio e se precipitaram, porque estavam com dívidas ou presos casamento ruins.

Como os homens que saltaram em 11/09, Brittany não tinha escolha sobre viver ou morrer, ela só tinha a escolha de como morria. Você vê, existem pessoas como Brittany - doentes terminais, como se estivessem presos em um prédio em chamas, sem a menor chance de escapar da morte iminente. Para algumas dessas pessoas, a idéia de ser queimado vivo ou ter que inalar fumaça até a morte torna-se menos atraente do que caminhar até a borda e aceitar uma morte mais rápida, menos dolorosa.

Em todos estes anos, desde 11 de setembro de 2001, nunca ouvi um cristão julgar e condenar a atitude dos “jumpers de 11/09”. Eu nunca ouvi alguém dizer que eles pecaram, porque "se apressaram para a morte, ao invés de aceitar o tempo de Deus." 

Por que, então, deveríamos dizer tal coisa sobre Brittany, ou sobre aqueles que optam por morrer mais rapidamente e de forma menos dolorosa, em resposta a uma sentença de morte por doença terminal, que se torna seu prédio em chamas? Não é uma escolha para morrer (suicídio). É apenas a opção sobre a forma mais indolor de morrer.

Os cristãos deveriam ser as pessoas menos críticas e mais compassivas, reconhecendo o fato de que, enquanto os “jumpers de 11/09” não cometeram suicídio, Brittany Maynard, tampouco.

Ela morreu por causa de um câncer terminal, e isso é muito, muito triste".

Benjamin L. Corey, é um anabatista, palestrante e blogueiro.

Texto original: Revista Time

Comentários

Postar um comentário