Conheça um pouco do legado de Pepe Mujica

Presidente José "Pepe" Mujica é conhecido por ser uma pessoa humilde e um exemplo para aqueles que praticam a política; sua gestão deixa contribuições significativas para o Uruguai em matéria de emprego, diminuição das taxas de pobreza, aumento dos rendimentos dos cidadãos, entre outros avanços sociais. 


O presidente do Uruguai , José "Pepe" Mujica é um dos líderes mais carismáticos da história da América Latina em virtude de sua liderança, humildade e senso histórico e deixa um legado para a posteridade como um 'piloto' de medidas transcendentais que mudaram a país. 
Aqui estão alguns aspectos da gestão do patrimônio Pepe Mujica.

O crescimento do emprego 
Uruguai tem o maior nível de emprego de sua história. Em junho de 2014, a taxa de desemprego chegou em 6,8% da população, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística - INE. O governo nacional tem promovido a criação de mais postos de trabalho , para que o país buscou trabalhadores no estrangeiro qualificados.

Redução da pobreza 
As reformas econômicas do Governo de Mujica têm reduzido a taxa de pobreza, especialmente nas áreas rurais. De acordo com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e Caribe - CEPAL, o Uruguai é o segundo menor índice de pobreza e o primeiro menor em indigência. 

Aumento da receita 
A gestão de Mujica, que começou em 2010, registou um crescimento real dos salários e das pensões. O aumento médio dos salários atingiu até 23% sobre o salário médio e, no caso das pensões e aposentadoria, o aumento foi de 24%.

Diversificação energética 
Seu governo comprometeu-se em ampliar e diversificar o setor de energia. De acordo com o Ministério da Indústria, Energia e Mineração do país, os investimentos em parques eólicos no período 2010-2015, no Uruguai somarão US$ 800 milhões. O país vem implementando tecnologias de energia solar e incluindo a construção de centrais eléctricas, além de instalações para a produção de etanol e biodiesel. 

Iniciativas transcendentais 
Em 2012, o Uruguai descriminalizou o aborto até 12 semanas de gestação, com procedimentos regidos pelo Estado. 
No final de 2013, o país sul-americano empurrou um projeto de lei para legalizar a compra, venda e cultivo de maconha sob controle do Estado, o que, de acordo com o presidente Mujica, abre "um caminho que pretende roubar o mercado de drogas." 
Também nesse mesmo ano, o Uruguai se tornou o segundo país da América Latina e o décimo segundo no mundo a aprovar o casamento igualitário.





Fonte: Telesur

Comentários