Criação, criatividade, crianças...


As palavras “criação” e ”criatividade” têm relação com “criança”! Do Latim creare, “criança” quer dizer “produzir, erguer”. 

Picasso, gênio de perfeição estética na arte de pintar, passou por um período inverso em seu processo criativo, quando reassumiu a criança (criatividade), abandonando a pintura clássica.

Ele entendeu que a criatividade real é aquela na qual o artista faz a catarse do momento da inspiração e não dá retoques na construção artística obtida. 

Seria o que podemos denominar de uma volta ao berço!

Toda criança, inicialmente, é artista e todo adulto pode voltar a ser criança. Isto significa que os elementos da criança nunca se perdem e não desaparecem no adulto. No caso da arte, ninguém desaprende a desenhar como criança, a pintar como criança e a modelar como criança. Quando começamos a deixar de ser criança estamos abandonando um grande tesouro de informações psicológicas. Em muitos casos, quando fizemos da nossa vida um emaranhado de sentimentos depressivos e malfadados, temos que retomar a criança para que ela indique que caminhos devemos tomar na vida. Voltar a ser como a criança que bloqueamos em nosso interior é uma boa receita para a felicidade e o sucesso.

Viva nossa criança interior! Viva a criatividade!

Comentários