Existem momentos em nossas vidas em que avançamos com a força de nossas próprias pernas. Andando ou correndo, estando em movimento, evoluímos! Com menor ou maior velocidade estamos mantendo a dinâmica da Vida.
A dinâmica é a mecânica do movimento e o movimento é o oposto da inércia, ou seja, do estado de paralisação. A inércia, segundo Newton, é o estado natural dos corpos e ocorre quando não existe nenhuma força sendo exercida sobre eles.
Utilizando as leis da Física - sobre as quais quase nada entendo - como analogia filosófica pra vida, observamos que há situações em que somos obrigados a utilizar métodos, ferramentas para que possamos manter o movimento de forma mais eficaz.
Uma ferramenta conhecida desde a antiguidade é a catapulta! Arma de guerra criada pelos gregos, ela utiliza um método de armazenamento de energia chamado de ‘energia potencial elástica’ e quando acionada, produz movimento potencializado.
Em um processo que talvez pareça semelhante a um estado de inércia, ou até mesmo a um retrocesso, o ato de catapultar irá requerer um esforço inverso, ou seja, teremos que puxar pra trás nossos instrumentos, armazenando um tanto de energia elástica para que, em tempo determinado sejamos arremessados até o novo ponto que almejamos.
Às vezes andar pra trás significa a tomada de um novo impulso e, mesmo que pareça um retrocesso, estamos armazenando energia para um grande salto.
Tem hora que devemos andar simplesmente, mas há momentos na vida que precisamos do auxílio de novas tecnologias para que possamos alçar voos mais ousados.
Rafael Reparador
Rafael Reparador
Comentários
Postar um comentário