Cimavax - A nova vacina cubana contra o câncer de pulmão


A americana Zuby Malik, ginecologista aposentada, está lutando por sua vida! Depois de receber um diagnóstico de câncer de pulmão estágio 4 há um ano, ela esgotou todos os tratamentos disponíveis nos EUA e vinha lutando contra efeitos colaterais torturantes. Durante o verão, ela decidiu ir a Cuba e trazer de lá uma vacina contra o câncer cujo uso que não é aprovado nos Estados Unidos. 


O fato de pertencer a uma rica família de tradição médica tornou a decisão ainda mais difícil.

"No início, eu estava um pouco nervosa," disse a senhora Malik. "Mas os tratamentos americanos não estavam me ajudando e eu decidi que deveria ir para Cuba. Que outra escolha eu tinha?"

Logo depois que ela começou a tomar a medicação, ela disse, sua respiração tornou-se mais fácil e sua energia retornou. 

Outros pacientes com câncer estão seguindo a mesma trilha. Desde que as relações com os Estados Unidos começaram a normalizar, em 2014, Cuba tornou-se um ponto turístico forte para os americanos, com suas praias intocadas e sua vida noturna vibrante. Mas o país também tem uma indústria robusta de biotecnologia que gerou uma vacina inovadora chamada Cimavax. É parte de um novo capítulo do tratamento do câncer conhecido como imunoterapia, que leva o sistema imunológico do corpo a atacar a doença.

Cimavax é uma vacina terapêutica desenvolvida não para prevenir o câncer, mas para interromper seu crescimento. 

Desenvolvida em Cuba e disponível para os pacientes lá desde 2011, ela funciona através de uma proteína chamada de Fator de Crescimento Epidérmico, ou na sigla em inglês, E.G.F., que permite que as células de câncer de pulmão parem de crescer. 

A vacina estimula o sistema imunológico do organismo a produzir anticorpos que se ligam ao E.G.F., impedindo que ele alimente o crescimento do câncer.

Fonte New York Times


Para adquirir a vacina:

Serviços Médicos Cubano. Web Page: www.smcsalud.cu
e-mail: smc@smcsalud.cu – Telefones: (537) 8333095; fax: (537) 8333055

Hospital Clínico ´Hnos. Ameijeiras: San Lázaro # 701, centro, Habana, Ciudad de La Habana, Cuba. CP 10300. Telefono (537) 876 1000 e-mail Dr. Alfredo Herrera – mision@hha.sld.cu

Centro Internacional de Salud La Pradera: Calle 230 entre 15ª y 17, Siboney, Ciudad de La Habana, Cuba, Telefones: (537) 2737476 ai 80. E-mail: aloja@pradera.cha.tur.cu y comercia@pradera.cha.tur.cu

Tendo obtido seu registro em Cuba, atualmente, o CimaVax EGF avança para outros países avaliando a possibilidade de vir a ser empregada no tratamento contra outros tumores como próstata, útero e mama.

Comentários