Com 2,55 milhões de seguidores, Romário (PSB-RJ), é o congressista brasileiro mais seguido no Twitter - título que carrega desde 2013.
José Serra (PSDB-SP) ocupa o segundo lugar no ranking dos parlamentares com maior número de seguidores, 1,57 milhão.
Cristovam Buarque (PPS-DF), um dos que mais interagem com seus seguidores, ocupa o terceiro lugar, com aproximadamente 643 mil observadores.
Na quarta posição está o também senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 538 mil, porém, o tucano quase não posta.
Jean Wyllys (PSOL-RJ), que atraiu mais de 238 mil novos seguidores desde o início de seu segundo mandato na Câmara é o quinto colocado, chegando a 543 mil no total.
Entre os partidos, O PT, PSOL, PSDB, PC do B e DEM se destacam pelos níveis de atividade, popularidade e conexão entre seus perfis. Na outro extremo, PMDB, PP, PSD, PR e PTB aparecem como as legendas com menor percentual de políticos com conta ativa no Twitter.
A adesão ao Twitter pelos parlamentares brasileiros veio na onda da campanha de Barack Obama, em 2008. A maioria das contas foi aberta, principalmente, antes das eleições de 2010, e, para os novos parlamentares, antes do pleito de 2014, quando representantes do PT e PSDB lideraram esse movimento.
Apesar de garantir mais visibilidade, ainda não é possível afirmar se uma performance acima da média nas redes sociais é garantia de mais votos nas eleições.
Via BBC
Comentários
Postar um comentário